segunda-feira, 4 de julho de 2011

Introducão

   Prezados leitores, é com muito pesar que informo que fui forçado a escrever esse post. Depois de anos sem escrever uma única vogal, pois estou vagabundando enquanto não vou para a faculdade*, Patuff praticamente me ameaçou de morte caso eu não postasse qualquer coisa (coitado, fazendo piadas bestas, aí cabe a mim balancear o humor do blog). 

   Antes de falar do que interessa, quero deixar bem claro que o coitado do Patuff não tem culpa de ter perdido sua criatividade. A culpa é toda minha, que por ter ficado tanto tempo sem postar, deixei o pobre do menino com todo o fardo de sustentar esse site.

 Ele é o do meio, tsc tsc...

    Como já argumentei com meu colega: Eu não tenho nenhuma inspiração para fazer qualquer coisa aqui, então vou só pegar coisas que eu acho relevante sobre o assunto da Wikipedia, ou seja, não se assustem caso a parte mais interessante do post seja esta introdução**.

   Vamos ao assunto principal. Como eu fiquei vagabundando, e gosto de tocar violão enquanto isso, fiquei tocando muito aquela música Stairway to Heaven. Que seja Led Zeppelin então...

   *Sim, roqueiros vão à faculdade, e nem sempre é de música.
   **Acho a Wikipedia chata sim, apesar de sempre precisar dela.
   
Dirigível de Chumbo Zeppelin


   My mistake, esses são nossos verdadeiros Zeppelins:


História

   Não tenho vontade de colar isso da Wikipedia.

...

Melhores músicas na opinião de profissionais*:

Stairway to Heaven
Kashmir
Achilles Last Stand
Since I’ve Been Lovin’ You
Whole Lotta Love
Immigrant Song
Over the Hills and Far Away
Black Dog
Ten Years Gone
Going to California

   *Eu e Patuff, que ainda não ouviu algumas dessas músicas, mas eu aposto que depois disso ele vai se sentir tentado a baixa-las.

O álbum mais famoso:


   Eu nem sei se ele é o mais famoso, só que achei interessante o fato desses símbolos serem o nome do álbum.

Led Zeppelin IV

    O 4º disco da banda de hard rock inglesa Led Zeppelin na verdade não possui título. É conhecido por diversos nomes: Disco dos Símbolos, ZoSo (uma alusão a um dos símbolos que aparecem na contracapa do álbum), Runas, ou, mais comumente, de Led Zeppelin IV (os 3 discos anteriores da banda chamam-se, respectivamente, Led Zeppelin, Led Zeppelin II e Led Zeppelin III).
   
   Após a receptividade morna recebida pelo disco Led Zeppelin III, o guitarrista Jimmy Page decidiu que o próximo trabalho do grupo não deveria ter título. Ao invés disso, teria quatro símbolos manuscritos cada um representando um integrante da banda.
   
   Ciente da falta de título do disco, a Atlantic Records, gravadora da banda, distribuiu para a imprensa cópias dos símbolos em diversos tamanhos para que fosse feita a divulgação. O álbum foi um dos primeiros na história a ser produzido sem qualquer identificação convencional.

   O disco foi gravado entre Dezembro de 1970 e Março de 1971, lançado em 08 de Novembro de 1971 e ficou em #66 na lista dos 500 melhores discos de todos os tempos, feita pela revista Rolling Stone.

   Cada integrante era representado por um símbolo diferente. Apesar de o disco ser conhecido como "Runas", apenas os dois símbolos do meio são realmente runas. Os outros dois são símbolos mágicos.

Jimmy Page

   O símbolo relacionado ao guitarrista Jimmy Page, geralmente é associado a uma palavra (ZoSo). No entanto, este símbolo tem uma conotação não alfabética. Foi desenhado pelo próprio Jimmy Page. A fonte do símbolo é de conhecimento público. O significado dele, no entanto, continua sendo um mistério até os dias de hoje.
   O símbolo apareceu pela primeira vez no livro Ars Magica Arteficii, de 1557, escrito pelo alquimista Gerolamo Cardano, onde é identificado como um símbolo composto por signos do zodíaco. O símbolo também foi reproduzido no Dicionário de Ocultismo e Símbolos Alquímicos, de Fred Gettings, publicado em 1982.
   O símbolo era muito utilizado para representar o planeta Saturno em rituais de magia. Jimmy Page é de Capricórnio, um signo comandado por Saturno. O símbolo parecido com a letra Z é comumente associado a Saturno na astrologia. A outra parte do símbolo de Page (o oSo) é parecido com o símbolo alquímico do Mercúrio, também muito associado a Saturno.
   O que o símbolo representa para Jimmy Page, no entanto, é um mistério, uma vez que ele nunca revelou publicamente o seu significado.
John Bonham

   O símbolo do baterista da banda, John "Bonzo" Bonham, os três círculos interligados, e representa a trindade da mãe, do pai e do filho. O símbolo poderia representar também uma bateria vista de cima.
   O fato de os símbolos do John Bonham e do John Paul Jones (baixista da banda) serem extremamente semelhantes e combinarem (um sendo a imagem invertida do outro) não é por acaso. No jazz - uma das grandes influências da banda - o baixista e o baterista formam partes interligadas de uma seção rítmica.
   Na verdade, esse símbolo aparecia no rótulo da cerveja Ballantine, que era a favorita de Bonham. Assim, na hora de escolher o símbolo que o representaria, ele decidiu pegar esse emprestado.

John Paul Jones


     O símbolo do baixista John Paul Jones é composto por três formas ovais que se interceptam e são circundadas por um único círculo. O símbolo foi tirado de um livro de runas e simboliza uma pessoa com confiança e competência.
Robert Plant


   O vocalista Robert Plant adotou como símbolo a pena da deusa egípcia Ma'at, que significa verdade, justiça e lealdade, envolta por um círculo impenetrável que significa vida.
   De acordo com a mitologia egípcia, Anubis, o deus do julgamento e da morte, pegaria o coração daqueles que morreram e colocaria em uma balança juntamente com uma pena de Ma'at. Se o coração fosse mais pesado que a pena, a alma da pessoa iria para o inferno. Se o coração fosse mais leve que a pena, a alma iria para o céu.

É isso aí, como vocês perceberam, esse post é mais sobre esse álbum mesmo...


That’s all folks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário